(21)96412-6967 / (21)96834-6294

 Um site desatualizado não é útil

Se você já tem ou está pensando em ter um site, sabe (ou deveria) que para este ter sucesso deve sempre estar atualizado, e quando digo atualizado não me refiro somente ao telefone no rodapé do site, é muito mais que isso.

A era da informação

Vivemos na era da informação, assim sendo, muitos empreendedores hoje tem utilizado o Inbound Marketing para atrair atenção para o seu site. (Ah! Calma nós vamos chegar ao título desta postagem!).

O Inbound Marketing se baseia na ideia de criação e compartilhamento de conteúdo voltado para um público-alvo específico, tornando você uma boa referencia quando o assunto é seu ramo de atuação.

Tendo isso em mente, podemos concordar que se seu site só tem fotos e um telefone está na hora de colocar lá informações úteis aos seus clientes! E tão importante quanto, manter essas informações atualizadas.

Um site desatualizado, causa desinteresse nas pessoas, geralmente notícias antigas não são assunto para conversa, estudos desatualizados já mudaram, e ninguém quer ler sobre informações que não são mais úteis! Assim, com o tempo seus usuários deixam de visitar sua página, pois já sabem que não existe novidades nela.

Não vamos aqui nos aprofundar no tema Inbound Marketing, mas existem bons artigos sobre isso na internet.

Eu preciso de alguém para ‘cuidar’ do meu site?

Agora que já sabemos que um site interessante tem informações, vem a pergunta: faço isso eu mesmo? Ou devo contar com a ajuda de alguém? Depende do quanto você sabe e consegue fazer sozinho.

Geralmente a sessão de um site com informações úteis aos visitantes e potenciais clientes, é um blog, se você possui acesso a administração deste blog teoricamente pode começar a criar conteúdo, mas aqui vão alguns pontos a serem observados.

1 – Atualizar um site requer um mínimo conhecimento sobre Sistema de Gerenciamento de Conteúdo

A maioria dos websites hoje é feito com um CMS (Custom Management System ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo em português), entre os mais utilizados atualmente estão o WordPressJoomla! e Drupal, se você já tem um website há uma grande chance dele ter sido feito com algum CMS.

Se você quer atualizar um blog no seu site terá que conhecer um pouco sobre o CMS utilizado (pergunte ao desenvolvedor que o criou), caso o seu site não tenha sido feito com um CMS provavelmente você terá que utilizar uma linguagem de programação para atualizar seu conteúdo, e isso está longe de ser uma tarefa trivial para leigos no assunto.

Se você quiser se aventurar nessa jornada seguem abaixo links que podem te ajudar, mas não deixe de ler o item 2.

Como escrever um post no WordPress 4

Como criar uma página com Drupal 8

Como criar um artigo com Joomla! 3

2 – Seu tempo é precioso para perder com o que não faz parte da sua área de negócios

Se por um lado você é especialista no seu negócio sendo uma ótima pessoa para escrever no seu site, por outro essa tarefa pode te roubar um precioso tempo levando em conta os detalhes técnicos para que isso ocorra.

mulher em frente a um monitor

Uma solução prática para atualizar seu site, tendo em vista a possível dificuldade técnica para isso, é você ou algum funcionário qualificado, escrever o conteúdo a ser atualizado e enviar ao desenvolvedor do site. Outra solução é procurar uma agência especializada em criar conteúdo para que algum redator escreva no site.

3 – Você já sabe como escrever no site, agora pense nas imagens

Você já definiu como irá colocar o conteúdo de texto no seu site, mas já deve ter percebido que qualquer matéria publicada na internet vem acompanhada de boas imagens.

A imagem correta tem o poder de atrair um visitante, isso tem haver com como a mente humana funciona e como uma imagem pode influenciar uma decisão, se quiser escolher imagens que atraiam clientes pesquise sobre isso.

Lembrando que muitas vezes a imagem perfeita para um artigo simplesmente não existe, sendo necessário criá-la, nesse caso um fotógrafo ou um designer podem ser úteis.

fotógrafo de produtosdesigner

Outro ponto a ser observado, é que existem detalhes técnicos para se escolher uma boa imagem para um site, tais como resolução, peso, tratamento.

imagem com qualidade ruim imagem pesada imagem tratata por um designer
Imagem com a qualidade ruim Imagem pesada, demora a carregar Imagem editada por um designer

 

Conclusão

✅ Um site desatualizado não é útil, pois muito empreendedores tem usado a criação e compartilhamento de conteúdo para atrair novos clientes.

✅ A importante tarefa de criar conteúdo não é algo trivial levando em conta os aspectos técnicos de administrar um site, por isso para quem não lida bem com tecnologias web uma boa solução é entregar o conteúdo a ser publicado para o desenvolvedor no website.

✅ Tão importante quando o texto é a imagem, neste caso um fotógrafo ou designer podem ajudar.

 

"Espero que essas dicas tenham sido úteis!
    Um abraço e até a próxima!
Assinatura Fellipe Sanches

Barra de divisão conteúdo rodapé
O que achou desse artigo? Deixe seu comentário aí embaixo!
Quer acompanhar mais publicações como essa? Curta nossa página no Facebook ou siga no nosso  Instagram

 Compartilhar isto usando...